quarta-feira, 26 de junho de 2019

"Só deixa para trás e se cuida..."


Eu tenho para mim que a vida é basicamente uma jornada de aprendizados, onde tudo que nos acontece funcionará como âncora que nos puxará para os dias futuros.
Talvez nem faça sentido, mas quero dizer que as experiências felizes se intercalam com as tristes e são esses infortúnios que nos lapidam, nos moldam e nos impulsionam a encontrar formas de estarmos em paz com o mundo e com nós mesmos.

Então não se martirize pelos erros que cometestes. Pode ser que aquele momento em que você percebe que cometeu um grande erro e uma burrada inesquecível seja o divisor de águas da sua vida.

Um dos maiores anseios é encontrar equilíbrio e paz. Depois da fase de inseguranças, buscas, impaciência e algumas pressas, hoje quero mesmo é a tranquilidade em meu coração. 
Por isso tive que desacelerar, dar um passo para trás para conseguir seguir em frente. Então reduzi minhas expectativas e tenho me esforçado para não me magoar, principalmente quando não tenho total controle da situação.
Reciprocidade, carinho, atenção, amor, amizade e consideração são coisas que não se cobram, e por isso é impossível obter total controle. O máximo que podemos fazer é nos resguardar, não correr o risco de nos machucar, aprender a nos proteger, mas sem deixar de viver, só protegendo nossa vulnerabilidade e com isso aprender a nos amar em primeiro lugar.

Parece clichê falar que "devemos nos amar em primeiro lugar se não nós não amaremos ninguém". Mas isso é muito verdade.

Pense comigo, quantas e quantas vezes nos sentimos mal por acharmos que temos o coração bom demais com quem não merece, e nos arrependemos da nossa bondade, amabilidade, gentileza e generosidade para com aqueles que não estão nem aí para você ou para os seus sentimentos? Quantas vezes não sentimos que estamos alimentando uma relação unilateral, onde damos atenção e carinho para quem não está se quer a se importar? Quantas vezes descobrimos mentiras que nos foram contadas e perdemos a confiança na pessoa? 
Não se trata de nos endurecermos, de não demonstramos sentimentos ou deixarmos de lado nossa doçura, mas sim de aprendermos a separar o joio do trigo. De começarmos a ser mais afetuosos com nós mesmos, e com isso aprendermos a diferenciar o que deve ser valorizado com o que tem a obrigação de ser ignorado.

Muitas vezes a gente se engana, e isso é normal. Erra feio, e isso também é normal. Investimos tempo e atenção em alguém "especial" na certeza de que em algum momento nosso esforço será retribuído. Fantasiamos desfechos dignos de conto de fadas e projetamos nossas vontades e ilusões em cima de pessoas tão diferentes de nós, romantizando atitudes e acreditando em inúmeras possibilidades irreais. Quando tudo corre conforme o planejado, ótimo. Mas e quando o trem sai do trilho? É exatamente nesse momento que percebemos que a expectativa anda ao lado da decepção. Mas ninguém está imune a desilusão... Até porque amar, por mais que seja um risco, ainda é o melhor dos combustíveis para se viver.


Não espere retribuição. Não espere reciprocidade. Não espere "pagamento" algum por aquilo que você se dedicou de graça, e melhor dizendo, porque quis.
Faça o que você quer fazer porque isso te faz bem, isso te torna um ser humano melhor, isso acalma teu coração, isso te arranca sorrisos ou simplesmente te livra de remorsos. Porém, não crie expectativa ou espere ser reconhecido pela sua generosidade ou bondade. Apenas se reconheça. Tenha um coração bom e atitudes bonitas porque isso fará bem a você, não porque deseja aplausos e reconhecimento.
Seja atencioso, cuidadoso, amoroso e afetuoso, mas antes tome conta de você.
O maior responsável por você é você mesmo, então não se descuide disso, nem muito menos das suas necessidades e vontades.

Hoje mais do que nunca tento colocar isso em prática. Somos seres humanos falhos, nunca vamos estar inteiros, porém sempre devemos estarmos completos.

Tenha sempre em mente que você não precisa ser útil para ser amado... 
Quem te ama de verdade não vai ligar para sua utilidade, serventia e aproveitamento. E isso tem que ser o suficiente para você se tranquilizar, deixar de ser tão exigente consigo mesmo ou tentar atingir a perfeição...
Isso tudo precisa ser suficiente para você respeitar seus limites e finalmente deixar para trás quem fere e maltrata teu coração e teu ser.

(Maria Gabriela)

sexta-feira, 6 de julho de 2018

"Coincidência ou não mas fazem 3 ANOS HOJE!"


Estava a olhar o quanto eu escrevia antigamente aqui no blog, acho que além de tempo eu tinha mais inspiração também. 
Porém um pequeno detalhe me chamou atenção, este detalhe foi a quantidade de textos que postei aqui logo no primeiro mês de criação do blog.
Foram exatos 23 textos.
Vocês não imaginam o quanto este número me surpreendeu, foi aí que resolvi ver e ler o meu 1 primeiro texto, onde tudo começou e por que tudo começou e então tive mais uma surpresa...

A exatos 3 ANOS atrás eu postava o primeiro texto aqui, no dia 06 de julho de 2015.

E sinceramente, eu não lembrava, até por que sou bem péssima com datas!

E gente, vocês não imaginam o sentimento de gratidão que senti. Gratidão por estar aqui a tanto tempo, gratidão pelas críticas, gratidão pelos elogios e gratidão pelas minhas amigas que me incentivaram a estar e escrever aqui.
Talvez o meu blog não seja o mais conhecido e nem muito menos o mais visitado, por que ele realmente não é, mas vocês não sabem o quão grata sou por cada pessoa que já leu algo que já escrevi.

Lendo o meu primeiro texto eu percebi o quão inocente eu era, o quão adolescente eu era, uma menina cheia de sonhos, ideais e cheia de dúvidas também.
Uma menina insegura que sabia o que queria, mas tinha tanto medo de se mostrar e ser notada...
Uma menina tímida, mas cheia de sonhos, cheia de paixões e desejos a realizar. 
Uma menina sendo apenas uma simples menina em meio a uma sociedade muitas vezes tão cruel...

E sabe de uma coisa pessoal? 
Sou feliz em ver quem eu me tornei, sou feliz em ver o que já conquistei, sou feliz em ver que nas dores que senti me fiz maior e sou ainda mais feliz em ver onde estou hoje.
Tenho ainda muitos sonhos a realizar, muitas viagens a fazer, muitos textos a digitar, muita coisa para estudar e um mundo para tentar melhorar.

Eu espero conseguir e espero vir aqui compartilhar com cada um de vocês, seja aqueles que conheço ou os que nunca vi.

É isso!
A vocês só tenho que agradecer, por que estou aqui por que gosto e por que espero mudar um pedacinho do mundo a partir do que sou e isso é o que sou!

MUITO OBRIGADA PESSOAL!

(Maria Gabriela)

"Só leia..."


Hoje eu estou aqui sem saber exatamente sobre o que escrever, sem saber o que dizer ou até mesmo demonstrar nesse texto.


Mas hoje me veio a cabeça uma pessoa que um dia leu um dos meus textos e me disse: "gostei muito do teu texto, mas no dia que tu escrever algo sobre amizade eu vou gostar ainda mais".
"OBS: não lembro se foram exatamente essas palavras mas lembro o que a pessoa me disse e o quanto eu não ia com a cara da mesma antigamente, mas enfim, não vem ao caso..."

Bem, então aqui estou eu em frente a este notebook, depois de um dia não muito simples tentando escrever um pouco sobre amizade.
Parece fácil falar sobre, parece simples dizer que tem muitos amigos, mas será que você tem de fato muitos amigos?
Será que os seus supostos amigos fariam por você tudo que você faria por eles?
Será que eles realmente sabem o verdadeiro significado da palavra amizade?
Será que você sabe verdadeiramente o significado dessa palavra?

Eu acho que se duvidar nem eu sei o verdadeiro significado desta palavra, mas eu sei quem são meus amigos, sei a quem recorrer quando choro, sei a quem procurar quando estou feliz, sei com quem compartilhar até meus momentos mais entediantes, e meus amigos também sabem disso...

Amizade de verdade não tem nada a ver com as pessoas terem que se encontrar todos os dias, conversarem todas as horas, serem da mesma família ou até mesmo morarem na mesma cidade. 
Acho até que já falei isso em algum texto meu, mas amizade de verdade é ficar muito tempo sem se ver e quando se encontrar, ter a mesma cumplicidade de sempre. Ou até mesmo se ver todos os dias e ainda sim o assunto nunca acabar.

A verdade é que amizade a gente dá e pronto. Dá e não espera nada em troca. Ou simplesmente não dá!
Amizade a gente não compra, não cobra, não pede, apenas recebe.

Acredito piamente que amigos são aqueles que dão ombro, aconchego, acalento e paz só em um olhar. Que amam, brincam, brigam, mas que no final de tudo conversam e chegam no consenso de que é melhor ficar ali do que ir embora sozinho. 
Não estou dizendo que ser amigo é ser besta, estou dizendo que ser amigo é reconhecer os erros e tentar ser melhor, é mesmo na ausência estar presente e na presença NUNCA estar ausente.

Sabe o amigo que falei lá em cima que eu não ia com a cara dele? Pois bem, esse amigo já me amparou em alguns momentos, já fez raiva, já ficou no meu pé, mas acima de tudo, esse amigo em tão pouco tempo se mostrou mais companheiro do que muitos que conheço a tempos.

Amizade não é apenas procurar o outro quando precisa de algo, é procurar só pra saber se está bem, é contar sobre uma conquista a você e você se alegrar com a conquista como se ela fosse sua.
Ser amigo é ter o abraço do tamanho do mundo e guardar dentro desse abraço todo amor e companheirismo que alguém pode distribuir.

Ser amigo é ser amor, paz, alegria e companheiro... É ser triste quando precisar, só para tentar tirar do outro um pouco da tristeza que ele está a sentir.

Você pode ter amigos de dias, meses ou anos, mas tenha amigos, cultive os mesmos, mantenha a amizade viva e o sentimento de amor sempre ativo. Dê amizade sem esperar receber, mas quando receber agarre essa amizade com unhas e dentes pois amigos nós não encontramos em todas as esquinas. 

Amizade não tem fingimento. Amizade é parceria.
Um amigo disposto a amar-te nunca vai odiar-te.
Um amigo disposto a te ajudar nunca vai te abandonar. 

As verdadeiras amizades não devem oferecer cargas e nem serem tóxicas. Devem harmonizar a nossa vida como companheiros de viagem, como confidentes que sabem respeitar espaços, tempos e silêncios. Os bons amigos vivem sempre do lado mais autêntico do nosso coração.

(Maria Gabriela)

quarta-feira, 13 de junho de 2018

"Será que é TEMPO de florir?"


TEMPO!
Eis aí uma palavra forte, uma palavra difícil de entender, uma palavra que pode ser boa e ao mesmo tempo ruim.
Eis aí uma palavra digna de ser dita, onde nela pode habitar amores, perdões, angústias e paixões.
Palavra que me fez ficar distante do blog por dias ou até mesmo meses.
Mas palavra essa que agora me fez voltar.

Voltar no dia 13 de junho de 2018, um dia depois do dia dos namorados, um dia depois de ver tantas e tantas declarações, um dia depois de ver tantas paixões sendo expressadas em fotos, textos e até pessoalmente.
Voltei por tentar entender o que é o amor, por tentar entender onde ele está, por tentar entender se ele só será expressado muitas vezes uma única vez ao ano...

Será que estamos vivendo o amor da forma correta?
Será que demonstramos esse sentimento da forma certa?
Será que sentimos esse amor na intensidade mais constante? 

Eis aí perguntas que nem o tempo consegue decifrar sozinho, perguntas que só saberemos as respostas se estivermos dispostos a isso.

O amor resiste a distância, ao silêncio das separações e até a alguns erros. 
Sem perdão não há amor, sem tempo (por mínimo que seja) também não.
O amor é equação onde prevalece a multiplicação do perdão.
Mas lembre-se, perdoar não é mendigar amor, não é se fazer pequeno diante do outro.
Amor é ser equivalente e não inconsequente.
O amor nos possibilita enxergar lugares em nosso coração dos quais jamais conseguiríamos enxergar sozinhos.

Tem uma música que traduz bem o amor quando diz: "Se eu não te amasse tanto assim, talvez PERDESSE OS SONHOS dentro de mim e vivesse na ESCURIDÃO. Se eu não te amasse tanto assim talvez não visse flores por onde eu vi, dentro do meu coração."

Bonito isso, não é mesmo?
Bonito enxergar sonhos que você não enxergaria sozinho. Enxergar simplesmente por que o outro te emprestou os olhos, socorreu você da escuridão e te fez transbordar.
Fico pensando que talvez o amor seja isso: descobrir jardins em lugares que antes desconhecíamos. Os jardineiros sabem disso. Amam as flores e por isso cuidam de cada detalhe, porque sabem que não há amor fora da experiência do cuidado. 
Mas vale ressaltar, cuidar não é jamais sufocar, não é colocar em uma redoma, é deixar livre, ver florescer e regar para que cresça e apareça.
A cada dia, o jardineiro perdoa as suas roseiras. Sabe identificar que a ausência de flores não significa morte absoluta, mas o repouso do preparo.
Até porque vale lembrar, quem não souber viver o silêncio da preparação não terá o que florir depois.

Precisamos aprender isso...
Precisamos saber que nem sempre a roseira estará florida, que cada roseira tem seu tempo e sua forma de florir. Se não há flores, talvez seja por que não tenha chegado a hora de florir. Se não há flores, talvez seja por que a roseira não foi cultivada da forma correta. Se não há flores, talvez seja por que ninguém ainda tenha dado a atenção necessária para aquela roseira.

A vida requer cuidado e tempo. Os amores também. Flores e espinhos são belezas que se dão bem juntas, mas que é preciso ter cuidado para não se machucar e fazer sangrar demais. 
Flores e espinhos se dão bem, mas é necessário mais flores que espinhos, é necessário cuidado e zelo para fazer dar certo e florir.

Quem quiser levar uma rosa para a sua vida, terá de saber que com ela vão inúmeros espinhos. Mas não se preocupe. 
A BELEZA DA ROSA VALE O INCÔMODO DOS ESPINHOS.

Então viva os amores, seja ele próprio ou por outro alguém, o que vale é saber amar e saber que por trás desse sentimento você pode ter um lindo jardim.


sábado, 2 de dezembro de 2017

"Um tempo ausente ou um tempo presente? Me diga você como seu coração está..."


Um tempo ausente, um dia presente, no outro só existindo... 
Não sei especificar o que tenho na cabeça e muito menos no coração, sei que cada dia que se passa tudo tem se tornado mais pesado, mais escuro, mas estranho. As vezes chego até a me perguntar se não sou eu a estranha, chego até a me questionar se estou perdendo a minha essência, a essência daquela menina positiva que acreditava nas coisas boas da vida, na bondade que existe no coração de cada um! 
Mas aí já vejo a resposta, já percebo que não é que eu esteja desacreditando da humanidade e das pessoas, não é como se eu achasse que todas as pessoas são ruins, é como se eu notasse que as pessoas são boas sim, mas também possuem um lado ruim, as pessoas são felizes sim, mas até a página 2... 
Ninguém é feliz sempre, ninguém é bondoso toda hora, ninguém é apenas amor e nada mais, as pessoas são perversas em algumas situações e não querem jamais ver você melhor que elas mesmas, então por esse motivo e por você tente ser melhor, tente sorrir, tente respirar e aspirar pureza e paz, tente ser você mas apenas por você! 
Se ame, se ajude, se alegre, se espelhe em você e o resto virá! Se esforce por você e o mundo conspirará para que você alcance só as coisas que você merece! 
Melhore e eu também vou tentar melhorar...


(Maria Gabriela)

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

"Não é texto..."


Não é texto.
Não é poema.
Nem poesia...

Hoje vim aqui para compartilhar com vocês um canal no youtube. Bem, nunca fiz isso por aqui, mas visto que o canal pertence a umas pessoinhas bem engraçadas então vale a pena compartilhar...

Para você que está estressado e quer rir um pouco, esta é a solução.
Para você que está sem ter nada para fazer, esta é a solução.
E para você que tem o que fazer mas está com preguiça, esta também é a solução, então dê uma passada no canal, assista, sorria, volte para cá, leia um textinho e depois vá fazer o que deve ser feito... Pelo menos depois você estará de bom humor e com o coração bem leve.

Aí você vem e me pergunta, "Gabi, por que de bom humor e coração leve?".
Aí eu vou e respondo, "por que você irá rir no canal e se inspirar no MEU BLOG". 

Quer coisa melhor??? Tenho a solução aqui também.
Mentira, tenho não...
Mas tenho sugestões, faça tudo isso comendo coisas que você gosta, ou faça tudo isso e depois curta, comente e compartilhe, afinal que graça tem rir e se inspirar sozinho??

Bem, vou deixar de falar um pouco e colocar os links aqui para vocês, e sim, são OS LINKS porque o link do meu blog também vai aqui. Fica até mais fácil, né não?
Tem textinho novo sempre que bate aquela inspiração...

É só clicar meus amores...
E não esqueçam, CURTAM, COMENTEM E COMPARTILHEM!



Olha eu aqui de novo, já ia esquecendo de falar, as vezes eu dou uma de cantora, sabe? Aí o que acontece, um belo dia resolvi começar a gravar uns vídeos e tal, não sou uma das melhores mas juro que tento. Então se tiverem afim de ver uma menina um pouco vergonhosa cantar é só dar uma passadinha no meu canal. CURTAM, COMENTEM E COMPARTILHEM TAMBÉM, vai que...


Amo vocês mesmo sem conhecer, espero que curtam... 
#pas

(Maria Gabriela)

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

"Tu mereces tudo que te faz sorrir!"


Tu mereces ser a primeira pessoa que alguém quer conversar ao acordar.
Tu mereces ser o primeiro pensamento na vida de alguém.
Tu mereces ter tuas mensagens respondidas.
Tu mereces ser correspondido.
Tu mereces não ter que adivinhar sentimentos.
Tu mereces sinceridade.
Tu mereces verdade.
Tu mereces alguém que esteja ali por ti.
Tu mereces alguém que te preencha com confiança.
Tu mereces ter esperança.
Tu mereces acreditar em alguém de olhos fechados pois sabes que essa pessoa é real e verdadeira contigo.
Tu mereces alguém que te telefone com saudade e que tenha por ti preocupação sincera.
Alguém que diga sim a tudo o que te faz feliz.
Alguém que diga não ao que pode te machucar.
Tu mereces alguém que te diga: "Isto é o quanto me importo contigo".
Mas mais do que isso, muito além disso, tu mereces alguém que demonstre tudo isso.
Tu mereces nunca ter que tentar demais ou mudar a tua forma de ser para agradar a quem quer que seja.
Tu mereces alguém cujos amigos estão dispostos a te conhecer.
Cuja a família gosta de ti e te aceita do teu jeitinho.
Cujo amor faz de ti uma versão melhor de ti mesmo.
Cujo amor é tão evidente que até quem não te conhece nota a alegria e paixão no teu olhar e no teu jeito de ser.
Tu mereces alguém que sinta a tua falta quando tu te afasta e que valoriza tanto a tua presença que quando a tem não quer te largar por nada.
Tu mereces o tipo de amor que te trará lágrimas de alegria.
E que vai limpá-las com o maior sorriso.
Tu mereces alguém que nunca te faça sentir que o amor que tu tem para com a mesma é tido como um fardo.
TU MERECES ALGUÉM DO TEU LADO TODOS OS DIAS, ATÉ NOS FERIADOS.
Tu mereces alguém que te faça entender o verdadeiro significado de "reciprocidade".
Tu mereces alguém que realmente se importe em saber como o teu dia está correndo.
Tu mereces flores sem motivo, beijos inesperados e carinho sem medida.
Tu mereces surpresas que te fazem sentir a pessoa mais especial do mundo.
Tu mereces alguém que te apoia e te ajuda a ir cada dia mais longe.
Tu mereces alguém que te fortifica e não te enfraquece.
Tu mereces alguém que olha para ti e consegue ver todo um futuro, te fazendo esquecer todo o passado.
Tu mereces entender que cada dor que já sentistes foi para que algo maravilhosamente inexplicável te acontecesse.
Tu mereces olhar para alguém e sentir que essa pessoa só quer a ti.
Tu mereces ser a primeira e única escolha de alguém.
Tu mereces ser o último pensamento de alguém ao se deitar.
Tu mereces ser lembrado cada vez que alguém escuta uma música romântica.
Tu mereces uma mensagem de boa noite.
Tu mereces um abraço apertado que te faz esquecer todos os problemas.
Tu mereces ser o melhor na vida de alguém.
E mereces ser a melhor coisa que já aconteceu a alguém.
MAIS DO QUE ISSO, TU MERECES ALGUÉM QUE TE OLHE COMO SE TIVESSE ESPERADO A VIDA INTEIRA PARA TE CONHECER E TE TER AO SEU LADO.

NÃO ACEITE MENOS QUE ISSO...

(Maria Gabriela)